China testa sistema que ejeta bateria em chamas de veículos elétricos
A China está experimentando uma técnica inovadora para reduzir o risco de incêndios em baterias de carros elétricos: a ejeção rápida da bateria para fora do automóvel quando detectado superaquecimento. Inspirada no mecanismo dos airbags, que se abrem em frações de segundos para proteger os ocupantes, essa solução utiliza sensores que monitoram a temperatura da bateria e, ao identificar um problema, impulsionam ela para longe do veículo.
Um vídeo divulgado na rede social chinesa Weibo mostra um Chery iCar 03T adaptado para essa finalidade, exibindo o logotipo do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Reparos de Colisões de Veículos da China. No vídeo, a bateria é expelida com velocidade, atingindo uma distância entre 3 e 6 metros do SUV vermelho. O objetivo é afastar a bateria antes que ela provoque um incêndio no carro.
Apesar da Chery estar presente no Brasil desde 2009 com modelos como os SUVs Tiggo, o sedã Arrizo e o compacto iCar, a empresa negou sua participação nos testes mencionados, também por meio da rede social chinesa.
No entanto, a abordagem levanta preocupações quanto à segurança de pessoas e outros veículos próximos, já que o componente superaquecido é lançado para fora sem controle, podendo atingir pedestres ou veículos estacionados nas proximidades.
Orientações para segurança em estações de recarga de veículos elétricos
O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM) divulgou um conjunto de normas para assegurar a instalação adequada e segura das estações de carregamento de veículos elétricos, com o intuito de padronizar as práticas para as unidades de bombeiros em todo o país.
Essas recomendações contemplam, entre outros aspectos:
- Disponibilidade de um ponto de desligamento manual das estações de recarga, que deve estar localizado a no máximo 5 metros da entrada principal;
- Corte de energia entre os módulos de recarga e a rede elétrica, realizado através de disjuntor no quadro de distribuição;
- Afastamentos necessários em áreas com riscos específicos, como líquidos inflamáveis e gás liquefeito de petróleo, conforme as instruções técnicas específicas;
- Implementação de sistema de detecção de incêndio dimensionado de acordo com as normas aplicáveis para áreas que possuam garagens;
- Uso de sistema de chuveiros automáticos em garagens, classificados como risco ordinário 2 com chuveiros de resposta rápida;
- Dispensa do sistema mecânico de extração se a ventilação natural da garagem alcançar no mínimo 50% do perímetro em duas fachadas;
- Exigência de resistência ao fogo mínima de 120 minutos (TRRF) para as áreas destinadas à garagem.
Essas diretrizes visam fortalecer a segurança contra incêndios em locais de carregamento e estacionamentos de veículos elétricos, contribuindo para a prevenção de acidentes.



