Petrobras abre propostas para plataformas do projeto Sergipe Águas Profundas em outubro

A Petrobras (PETR4) anunciou que no dia 15 de outubro realizará a abertura das propostas referentes à contratação de duas plataformas destinadas ao projeto Sergipe Águas Profundas (Seap). A informação foi confirmada pela diretora executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação da companhia, Renata Baruzzi, em entrevista concedida nesta sexta-feira.

De acordo com Baruzzi, os participantes do certame solicitaram uma prorrogação no prazo, a qual foi concedida pela empresa, estendendo o prazo por mais 15 dias para que os interessados possam apresentar suas propostas.

Além disso, a diretora comentou que a análise dos envelopes para a contratação de um navio plataforma para o campo de Albacora, localizado na Bacia de Campos, ocorrerá ainda este ano, embora sem mais detalhes sobre datas específicas.

Por outro lado, os processos de licitação relacionados às plataformas para os campos de Barracuda e Caratinga, assim como para Marlim Sul e Marlim Leste, foram temporariamente suspensos para que os projetos sejam simplificados. A previsão é que a retomada destes processos ocorra somente no final de 2026 ou início de 2027.

No início do mesmo dia, a Petrobras também comunicou o início da concorrência para a contratação do navio plataforma FPSO P-91, que será a 12ª unidade instalada no campo de Búzios, situado no pré-sal da Bacia de Santos.

Essa unidade, que receberá o nome Búzios 12, terá papel estratégico como hub para a exportação do gás natural produzido em Búzios, que foi o campo que apresentou a maior produção de petróleo no Brasil no mês de agosto, atingindo a marca de 821,88 mil barris por dia, conforme dados divulgados recentemente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Capacidades das plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sépia)

As plataformas P-84, conhecida como Atapu, e P-85, denominada Sépia, terão capacidades significativas, com produção diária estimada em 225 mil barris de petróleo para cada unidade, além do processamento de até 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Fonte

Rolar para cima