Salão do Automóvel 2025: os 10 principais destaques segundo a reportagem do g1

O Salão do Automóvel de 2025 retornou ao Anhembi, em São Paulo, apresentando mudanças significativas no formato do evento tradicional. Marcas importantes, como Volkswagen e Chevrolet, não participaram dessa edição, enquanto marcas tradicionais como a Fiat e Jeep dividiram o espaço com uma nova leva de montadoras chinesas que em breve estarão no mercado brasileiro.

Após analisar todas as novidades exibidas, destacamos os dez lançamentos mais relevantes do Salão, indicados tanto para visitantes quanto para aqueles interessados nos modelos que prometem impacto no mercado automotivo.

Jeep Avenger

O Jeep Avenger abre a lista como um lançamento que disputará espaço em um dos segmentos mais competitivos do país. Com tamanho menor que o Renegade, o Avenger estreia como o SUV mais acessível da Jeep, sendo produzido em Porto Real, Rio de Janeiro. Ele tem como objetivo bater de frente com SUVs compactos concorrentes como Volkswagen Tera, Renault Kardian e Citroën Basalt.

Internamente, o acabamento é mais básico para reduzir custos, com maior presença de plástico rígido e menos áreas com toque suave. Por outro lado, o porta-malas é maior, com capacidade para 380 litros, superando os 351 litros do Renegade.

Em relação ao desempenho, o Avenger é equipado com um motor 1.0 turbo, já utilizado em modelos como Fiat Pulse, Fastback e Peugeot 208, entregando 130 cavalos de potência e torque de 25 kgfm, acoplado a um câmbio automático CVT.

Diferenciando-se de seus concorrentes, o Avenger traz a integração do ChatGPT em sua central multimídia, oferecendo respostas mais naturais às perguntas dos ocupantes. Essa inclusão de inteligência artificial segue uma tendência, já vista no Volkswagen Tera, que possui o assistente Otto, capaz de comandos indiretos, como ajustar o ar-condicionado automaticamente ao comando “estou com frio”.

Kia Tasman

A Kia apresentou oito lançamentos no Salão, mas o destaque é a Tasman, a primeira picape da fabricante coreana. Com visual mais quadrado, ela promete enfrentar concorrentes consolidados no Brasil, como Ford Ranger e Toyota Hilux.

A picape conta com motor 2.2 turbodiesel, 210 cavalos de potência, torque de 45 kgfm, tração 4×4 com caixa reduzida, caçamba com capacidade para 1.007 kg e capacidade para rebocar até 3.500 kg. O preço ainda não foi divulgado, pois o modelo está em processo de homologação para o mercado brasileiro.

Denza B5

O Denza B5 é o primeiro SUV híbrido com foco aventureiro da marca, posicionado para competir com modelos como Jeep Wrangler Rubicon e Land Rover Defender. Este modelo inaugura a divisão de luxo da BYD no Brasil.

O interior chama atenção pelo design inspirado em correntes, especialmente nas saídas de ar-condicionado. O veículo traz três telas: painel de instrumentos de 12,3 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas e uma tela de 12,3 polegadas para o passageiro dianteiro.

O Denza B5 mede 4,89 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e tem entre-eixos de 2,80 metros.

Ao conjunto mecânico, oferece motor 1.5 turbo a combustão, acompanhado por dois motores elétricos (um em cada eixo), totalizando 677 cavalos de potência combinada e torque de 76,6 kgfm, além de tração 4×4 com caixa reduzida.

É o único modelo desta seleção já disponível no mercado brasileiro, custando R$ 436 mil.

Renault Koleos

O Renault Koleos surge da parceria entre a Renault e a chinesa Geely, sendo uma aposta da Renault para o segmento tradicionalmente dominado por montadoras chinesas como BYD e GWM.

O projeto envolve investimento de R$ 3,8 bilhões para adaptar a fábrica de São José dos Pinhais (PR) à fabricação de veículos elétricos e híbridos. Inicialmente batizado de Grand Koleos, no Brasil ele foi apresentado como Koleos Full Hybrid.

O SUV traz motor 1.5 turbo três cilindros de 150 cavalos e torque de 22,9 kgfm, além de dois motores elétricos: um com 82 cv dedicado à geração de energia e outro com 136 cv para tração. A potência combinada é de 245 cavalos, com torque máximo de 32,6 kgfm.

Com 4,78 metros de comprimento e entre-eixos de 2,84 metros, enfrenta concorrência de modelos robustos como Toyota SW4.

Caoa Changan Avatr 11

O Avatr 11 é um SUV cupê de luxo urbano que marca o retorno da Changan ao Brasil, com apoio da Caoa. Seu sistema motriz elétrico possui tração traseira e gera 308 cavalos, prometendo autonomia de até 730 km por carga, conforme o ciclo de homologação chinês (geralmente mais otimista que o padrão Inmetro).

O carro também destaca o luxo com três telas na cabine dianteira, até duas geladeiras entre os bancos, três tetos solares e sistema elétrico para abertura e fechamento das portas.

CAOA Changan EO7

Apesar de poucas informações oficiais, e tendo desaparecido da coletiva de imprensa, o EO7 pode ser visto no estande da Caoa Changan. Ele impressiona por ser um SUV que se transforma em picape, abrindo a parte traseira para revelar uma pequena caçamba, solução semelhante ao mecanismo da Tesla Cybertruck.

O modelo exibido tem dois motores elétricos, potência de 598 cavalos, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, bateria de 90 kWh e autonomia superior a 600 km, segundo o padrão chinês.

GWM Tank 700

O novo Tank 700 conserva a linhagem off-road do Tank 300, mas apresenta uma carroceria menos quadrada e linhas mais agressivas, proporcionando um visual ainda mais esportivo.

Com 5,09 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, é o maior SUV da GWM no Brasil, rivalizando com veículos premium como BMW X7 e superando até o Haval H9.

Seu conjunto mecânico inclui motor V6 biturbo a combustão e dois motores elétricos (um para cada eixo), que juntos entregam 524 cavalos de potência e 81 kgfm de torque, com tração 4×4 e modos de condução desenvolvidos para uso fora de estrada.

GWM Souo 2000S

A única motocicleta da lista é a touring GWM Souo 2000S, pouco divulgada no evento e posicionada para competir com modelos renomados como Honda Goldwing e BMW K1600.

Ela conta com motor boxer V8 de 2.000 cilindradas, produzindo 154 cavalos, câmbio DCT de oito marchas e freios Brembo.

Além disso, traz equipamentos inspirados nos carros da marca, como painel sensível ao toque, sensores de estacionamento traseiros e detector de ponto cego nos retrovisores laterais.

A GWM ainda não informou preço nem previsão de lançamento, usando o evento para medir a receptividade no Brasil.

Honda Prelude

Após 24 anos, o esportivo Honda Prelude retorna ao mercado brasileiro com um design mais leve e fluido que o Civic Type-R. A carroceria tem queda acentuada, reforçando seu perfil esportivo, e apresenta o logo “Honda” por extenso na traseira.

O carro terá motor 2.0 a combustão combinado com dois motores elétricos, num sistema semelhante ao híbrido do Civic, entregando 203 cavalos de potência e torque combinado de 32,12 kgfm.

Suspensão e freios são inspirados no Civic Type-R, com possibilidade de ajustes na suspensão para melhorar a dirigibilidade esportiva. Detalhes adicionais ainda não foram divulgados.

Toyota GR Yaris

Entre os esportivos, o Toyota GR Yaris também chamou atenção. Trata-se de um modelo hatch esportivo, menor que o GR Corolla, equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros, com 300 cavalos e 40,2 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

O foco do GR Yaris é a alta performance, apresentando três modos de distribuição de torque que direcionam a força entre os eixos dianteiro e traseiro. Ainda que visualmente destinado ao asfalto, o modelo representa a Toyota no Campeonato Mundial de Rali.

O preço não foi divulgado, mas a montadora confirmou que o GR Yaris chegará ao Brasil em 2026.

Fonte

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