Casa Branca divulga membros do conselho para Gaza no âmbito do plano de Trump
A Casa Branca anunciou na última sexta-feira os integrantes do denominado “Conselho de Paz”, que, segundo o projeto do presidente Donald Trump, terá a responsabilidade de supervisionar o governo interino de Gaza.
Entre os indicados estão o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, o enviado especial do presidente Trump, Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e Jared Kushner, genro de Trump, conforme informado pela Casa Branca.
De acordo com o plano revelado no final do ano anterior, Donald Trump assumirá a presidência do conselho, que está inserido no contexto de um frágil cessar-fogo estabelecido em Gaza.
Israel e o Hamas permanecem em conflito, se acusando mutuamente de descumprimentos ao cessar-fogo em Gaza, onde desde o início da trégua, ocorrida em outubro, mais de 440 palestinos, incluindo mais de 100 crianças, e três soldados israelenses perderam a vida.
A estabilidade do cessar-fogo tem sido ameaçada por dificuldades como a falha na recuperação dos restos de um refém israelense, atrasos israelenses na reabertura da passagem de fronteira de Gaza com o Egito e a falta de desarmamento do Hamas até o momento.
Conforme avançam para a segunda etapa do cessar-fogo, Washington e os parceiros mediadores enfrentarão desafios complexos, que incluem o desarmamento do Hamas, a retirada israelense condicionada a esse desarmamento e o possível envio de uma força internacional de manutenção da paz.



