A Justiça dos Estados Unidos autorizou um crédito de US$ 1,6 bilhão para a Azul, com o objetivo de sustentar as operações da companhia aérea durante sua recuperação judicial. Esse financiamento DIP garante prioridade no pagamento dos credores, fortalecendo o caixa da empresa.
O capital concedido visa assegurar a manutenção do fluxo de caixa e das operações enquanto a Azul está sob o regime do Chapter 11, processo legal semelhante à recuperação judicial brasileira.
Além disso, a Azul oficializou um acordo previamente anunciado com a arrendadora de aeronaves AerCap, que detém a maior parte do passivo relacionado a leasing da companhia. Estima-se que essa negociação deverá gerar uma economia superior a US$ 1 bilhão na gestão da frota, com avaliação prevista para a audiência no tribunal em 13 de agosto.
O tribunal também aprovou a rejeição de dois contratos de arrendamento de motores que estão inativos, sem impacto sobre a frota, rotas ou capacidade de atendimento da aérea.
A Azul entrou com o pedido de Chapter 11 em 28 de maio de 2025. O CEO John Rodgerson declarou que a expectativa é concluir esse processo até o início de 2026, embora o resultado ainda não possa ser garantido. Antes da recuperação judicial, a empresa tentou negociar suas dívidas em duas ocasiões com arrendadores e detentores de títulos (bondholders).
A Latam foi pioneira em recuperar-se judicialmente em 2020, encerrando o procedimento em 2022. Atualmente, a companhia opera com baixa alavancagem e vem aumentando sua fatia de mercado, especialmente diante dos desafios enfrentados pelas concorrentes Azul e Gol. Em 2021, Latam detinha 33% do mercado, Gol 31% e Azul também 33%. No primeiro trimestre de 2025, Latam liderava com 40%, Gol com 30% e Azul com 30%.
Recentemente, a Gol também resolveu seu processo de Chapter 11 iniciado em janeiro de 2024, com duração de aproximadamente 18 meses, superando as expectativas. A companhia encerrou o processo com uma alavancagem de 5,4 vezes e liquidez em torno de US$ 900 milhões.
Demanda em Crescimento Apesar da Crise
Mesmo enfrentando desafios financeiros, a Azul registrou aumento no número de passageiros transportados. No primeiro semestre de 2025, foram 15,68 milhões de passageiros, representando crescimento de 8,4% frente ao mesmo período de 2024, conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O número de assentos oferecidos subiu 6,5%, alcançando 20,27 milhões, e o total de decolagens cresceu 0,83%, com cerca de 155 mil voos realizados no semestre.