Airbus Aposta No Brasil Como Motor Da Aviação Na América Latina

Airbus Aposta No Brasil Como Motor Da Aviação Na América Latina

Airbus Enxerga o Brasil como Principal Impulsionador da Aviação na América Latina

Com a retomada do setor aéreo global, a Airbus aposta na força do Brasil para liderar o crescimento do mercado latino-americano. A companhia projeta que o número de passageiros na região deve se multiplicar por dois na próxima década. A subsidiária Helibras, instalada em Minas Gerais, desempenha papel fundamental nessa expansão, consolidando a presença da empresa no continente.

Atualmente, cerca de 200 aviões da Airbus são utilizados por companhias brasileiras, e quase metade dos helicópteros que voam no país — especialmente sobre São Paulo — são produzidos pela empresa.

Relação histórica da Airbus com o Brasil

A parceria da Airbus com o Brasil tem longa data. Há quatro décadas, a Helibras em Itajubá (MG) é a única linha de montagem de helicópteros turbina na América Latina, atuando na montagem dos modelos H225 e H125, que são referências de sucesso no mercado.

Apesar de um ano mais lento globalmente para a Airbus no quesito pedidos de aeronaves, a expectativa para o tráfego aéreo na América Latina permanece positiva. A companhia estima que o número de passageiros deva dobrar na próxima década e que o número de viagens per capita cresça dos atuais 0,4 para 1 em 20 anos.

O Global Services Forecast (GSF) indica uma expansão média anual de 3,6% no setor, conforme a crescente necessidade de conectar pessoas e impulsionar o comércio. Isso demandará cerca de 2,35 milhões de novos profissionais no setor aeronáutico regional.

Entrevista com Arturo Barreira, presidente da Airbus para América Latina e Caribe

Mercado de aviação na América Latina

Segundo Barreira, o mercado é sólido, dominado por cinco grupos aéreos que respondem por 75% do transporte de passageiros na região. Essa concentração contribui para a eficiência e rentabilidade das operações.

A indústria enfrentou desafios significativos durante a pandemia, agravados pela falta de auxílio governamental, diferente do cenário na Europa e nos Estados Unidos. A maioria das companhias é privada e precisou sobreviver com seus próprios recursos. Mesmo assim, o setor mostrou resiliência, e o tráfego atual já superou os níveis pandêmicos, com crescimento de 5% no fluxo de passageiros.

Projeta-se que a frota global alcance mais de 49 mil aeronaves até 2044, com renovação significativa da frota provocada pela substituição de modelos antigos, representando 44% das novas entregas. O mercado de serviços também deve dobrar, atingindo valor estimado em US$ 311 bilhões (R$ 1,6 trilhão).

Relevância do Brasil no contexto regional

O Brasil ocupa posição estratégica como maior mercado aéreo da América Latina, tanto por passageiros quanto por frota ativa e rotas operadas. Isso reforça a presença consolidada da Airbus localmente, que atua no país há mais de 40 anos por meio da Helibras em Itajubá, com cerca de 600 funcionários especializados em montagem, manutenção e desenvolvimento de soluções para os mercados civis e militares.

Infraestrutura da Airbus no Brasil

A empresa mantém no Brasil a única linha de montagem de helicópteros turbina na América Latina, localizada em Itajubá. Os modelos H225 e H125 são produzidos nessa unidade, que é destaque por sua tradição e qualidade.

A Airbus planeja ampliar suas operações e reforçar as capacidades tecnológica e industrial da Helibras. Além disso, conta com centros avançados de treinamento para pilotos e equipes técnicas, incluindo o centro exclusivo para o modelo H225, o único do tipo fora dos EUA, e o simulador da família A320 em São Paulo.

Complementarmente, a Airbus opera um centro de manutenção, reparo e revisão (MRO) no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

Perspectivas e desafios da frota no Brasil

A frota Airbus ativa no Brasil conta com cerca de 200 aeronaves, e existem aproximadamente 500 pedidos pendentes na América Latina, incluindo clientes locais como LATAM e Azul. Apesar dos desafios enfrentados, principalmente em função da recuperação judicial da Azul, a Airbus espera que as companhias aéreas continuem ampliando suas frotas para atender ao aumento da demanda no país.

Atuação no setor de defesa brasileiro

A Airbus mantém forte presença no setor de Defesa, com uma frota significativa de helicópteros operada pela Força Aérea Brasileira (FAB), majoritariamente montada localmente. Até 2023, a FAB contava com 156 helicópteros Airbus distribuídos em oito bases pelo Brasil, inclusive aeronaves de transporte militar C295, também fabricadas pela empresa.

Recentemente, a companhia vendeu aviões A330 para a FAB, que deverão ser convertidos em plataformas multifuncionais (MRTT). O país constitui um pilar importante para a Airbus na área de defesa, e há planos de ampliar sua atuação nesse segmento.

Principais gargalos de produção

A Airbus enfrenta desafios em sua cadeia produtiva, com destaque para a escassez de motores, que é um problema global da indústria aeronáutica. No primeiro semestre de 2025, havia cerca de 60 helicópteros montados aguardando a instalação desses motores.

A empresa tem cooperado com parceiros para acelerar a normalização e espera resolver esta situação até o final de 2025.

Participação no mercado brasileiro de helicópteros

A Airbus detém aproximadamente 50% do mercado brasileiro de helicópteros, com mais da metade das aeronaves em atividade produzidas pela companhia. Amplamente, essa liderança se estende à América Latina, onde a marca lidera com cerca de 60% dos helicópteros em serviço, somando mais de 800 unidades operando na região.

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