Gestão De Cobranças: Soluções Econômicas Para Empresas Modernas

Gestão De Cobranças: Soluções Econômicas Para Empresas Modernas

Gestão de cobranças: três alternativas econômicas para empresas

Empreender exige atenção especial à administração do fluxo de caixa, um desafio enfrentado por Abel Costa, que aos 56 anos abriu seu próprio negócio de instalação de ar-condicionado em São Paulo para conquistar mais independência. No entanto, ele logo percebeu o impacto da sazonalidade no setor, onde a procura cai bastante durante o inverno. Além disso, imprevistos como o conserto do carro, que exigiu um empréstimo de R$ 3 mil, tiraram sua capital de giro.

Abel acompanha suas receitas e despesas manualmente, anotando cada valor gasto e recebido, incluindo custos com materiais e alimentação. No entanto, ter que checar individualmente os pagamentos dos clientes torna a gestão mais complicada. Sem recursos financeiros para emergências, ele não consegue se planejar para manter um estoque adequado de insumos importantes, como o cobre, cuja cotação é bastante instável.

A importância do controle financeiro para o sucesso

Matheus Lopes, CEO do Grupo Valore e especialista em gestão, destaca que o problema surge quando a administração do caixa deixa de ser prioridade para os empresários. Ele ressalta que muitas empresas não fecham por falta de vendas, mas sim por ausência de capital disponível para honrar compromissos.

Essa desatenção administrativa pode causar efeitos negativos em cascata, como inadimplência e descuido na cobrança, levando o negócio a recorrer a empréstimos com juros altos para cobrir buracos financeiros, como ocorreu com Abel. Por isso, o empresário pode confundir o faturamento com a liquidez real, ficando sem dinheiro suficiente para cobrir necessidades básicas.

Maximiliano Damian Rodrigues, diretor-geral da Nu Empresas, enfatiza que donos de negócios gastam tempo demais organizando recebíveis, o que reduz o foco em estratégias de crescimento. Assim, ter acesso a soluções que minimizem perdas por falta de pagamento é fundamental para manter a saúde financeira.

Inovações para facilitar a gestão de cobranças

Com o intuito de eliminar as dores de cabeça na hora de receber e controlar pagamentos, a Nu Empresas desenvolveu ferramentas que promovem automação e maior facilidade no gerenciamento financeiro.

Um exemplo é o Assistente de Cobranças, que possibilita emitir boletos e Pix, configurar e enviar lembretes automáticos, gerar nota fiscal integrada e administrar assinaturas e contratos com flexibilidade. O empreendedor pode definir cobranças periódicas com valores e datas personalizadas, além de aplicar multas e juros automaticamente nos casos de atraso, eliminando cálculos manuais.

A ferramenta permite acompanhar o status dos pagamentos e gerir o fluxo de caixa diretamente pelo computador e está disponível gratuitamente para empresas de qualquer porte.

Recebimento rápido com custos reduzidos

Para quem realiza vendas online, o link de pagamento é uma funcionalidade prática que permite enviar ao cliente uma URL personalizada, oferecendo opções como pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes, Pix ou via NuPay no aplicativo, também com possibilidade de parcelamento.

Nas vendas presenciais, a solução Tap to Pay transforma o celular do empreendedor em um dispositivo para receber pagamentos por aproximação, seja no débito ou crédito, com parcelamento disponível, sem a necessidade de maquininha física ou mensalidades.

Ambas as soluções se destacam pela simplicidade, ausência de mensalidade, não exigência de conexões especiais e as menores taxas do mercado. Além disso, o Pix é gratuito e ilimitado para os usuários.

Segurança e controle no recebimento

O pagamento é recebido imediatamente, sem atrasos de compensação bancária, tanto pelo link quanto pelo Tap to Pay. As informações de cartão e senhas não ficam armazenadas no celular nem no aplicativo, protegendo dados do empreendedor e clientes. As transações também passam por sistemas antifraude para garantir a segurança das operações.

Outra funcionalidade é a possibilidade de criar perfis de acesso diferenciados para colaboradores no app da Nu Empresas. Dessa forma, funcionários podem ser autorizados apenas a realizar cobranças, limitando o acesso a outras informações sensíveis da conta.

Planos para o futuro

Abel, o empreendedor de ar-condicionado, deseja para 2026 expandir seu negócio com um site para promover seus serviços e preparar uma equipe treinada para atuar sob sua supervisão, focando em projetos de instalação e atendimento ao cliente, ganhando mais tempo para si mesmo.

Ele resume sua experiência com a seguinte frase: “Se você não tem coragem, não começa nada”, mostrando a determinação necessária para superar os obstáculos do empreendedorismo.

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