Semana Tem PIB No Brasil E Inflação Nos EUA No Radar Econômico

Semana Tem PIB No Brasil E Inflação Nos EUA No Radar Econômico

Semana acompanha PIB no Brasil e inflação nos EUA; relatório Focus e presidente do BC ganham atenção nesta segunda

Os investidores estarão atentos durante esta semana às principais informações econômicas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, buscando ajustar suas expectativas sobre as taxas de juros em ambos os países. No Brasil, o destaque será a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) relativo ao terceiro trimestre, prevista para quinta-feira (4).

Nos EUA, o foco estará na inflação, medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE), que será divulgada na sexta-feira (5), pouco antes da decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano) sobre os juros, programada para a semana seguinte. Segundo dados do FedWatch, existe uma probabilidade de 88% para que ocorra uma redução na taxa de juros no dia 10 de dezembro.

Cenário para esta segunda-feira (1º)

Na abertura da semana, no Brasil, os investidores observarão as projeções dos indicadores macroeconômicos contidas no relatório Focus do Banco Central. Além disso, às 10h, Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, fará uma apresentação no XP Fórum Político & Macro 2025, atraindo interesse do mercado.

Já nos Estados Unidos, o mercado acompanha a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial. Também está prevista para hoje, às 22h (horário de Brasília), uma fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em um evento na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Eventos previstos para os próximos dias

Amanhã (2), será divulgada a produção industrial do Brasil referente ao mês de outubro. Na quarta-feira (3), o destaque será o PMI do setor de serviços dos EUA, junto com a divulgação da criação de empregos no setor privado americano.

na quinta-feira (4), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do terceiro trimestre, dado que será muito observado pelos investidores para ajustar suas expectativas sobre a possível redução das taxas de juros pelo Banco Central do Brasil.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (5), os investidores terão como foco o índice de inflação PCE dos Estados Unidos.

Fonte

Rolar para cima