A Bolsa De Valores Funciona No Natal? Saiba Como Operar

A Bolsa De Valores Funciona No Natal? Saiba Como Operar

A Bolsa de Valores funciona no Natal? Saiba como será o pregão durante o feriado

O feriado de Natal de 2024 cai numa quarta-feira, 25 de dezembro, e, conforme o padrão habitual, não haverá operações na bolsa nesse dia. Para o ano de 2025, a B3 confirma que não terá pregão nem no dia 24 nem no dia 25 de dezembro, retomando as atividades normalmente na sexta-feira, 26 de dezembro.

As negociações voltam a ocorrer normalmente nos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e derivativos listados. Além disso, estarão em funcionamento o mercado de empréstimo de ativos, as operações de compensação e liquidação na Câmara B3 e na Câmara de Câmbio, bem como serviços da Central Depositária de Renda Variável B3, Balcão B3, negociação e liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto e a Infraestrutura para Financiamento B3.

Os horários dos pregões seguem inalterados, sendo:

Mercado de ações: das 10h às 18h, com fechamento do mercado a termo às 18h25.

Mercado de balcão organizado: das 10h às 18h.

Mercado de derivativos: das 09h às 18h30.

Atendimento bancário durante o Natal

No dia 24 de dezembro (quarta-feira), as instituições financeiras funcionarão em horário reduzido, atendendo das 9h às 11h, conforme horário de Brasília, ou das 8h às 10h para estados com uma ou duas horas de diferença em relação ao fuso de Brasília.

Em 25 de dezembro (Dia de Natal), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias.

Nos dias em que não há compensação bancária, como 24 e 25 de dezembro, também não ocorrerão as compensações dos pagamentos bancários, incluindo a TED. No entanto, o sistema PIX funciona ininterruptamente 24 horas por dia, inclusive nos feriados, possibilitando transferências normalmente.

Orientações para pagamentos e vencimentos durante o feriado

Contas de consumo como água, energia elétrica, telefone e outras, que vencerem em dias sem compensação bancária (25/12, 31/12 e 01/01) poderão ser quitadas no próximo dia útil sem acréscimos. Por outro lado, tributos e impostos com vencimento em feriados ou dias sem compensação bancária devem ser pagos antecipadamente para evitar juros e multas.

Geralmente, os tributos vêm com datas alinhadas ao calendário dos feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não ocorra, é recomendado antecipar o pagamento ou agendá-lo nos canais eletrônicos dos bancos, como caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico, sobretudo para boletos com código de barras.

Utilizar canais digitais e áreas de autoatendimento nas agências é uma forma prática e segura de realizar transferências, pagamentos e demais operações durante o período de feriado.

Fonte

Rolar para cima