IBGE irá contratar mais de 39 mil temporários; veja as informações já divulgadas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu autorização para contratar mais de 39 mil profissionais temporários para atender demandas excepcionais ligadas aos próximos censos. A maior parte dessas oportunidades será para o cargo de recenseador, que é responsável pela coleta dos dados.

Contexto da contratação

A autorização publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de dezembro possibilita que o IBGE realize contratações temporárias para atender necessidades específicas de interesse público. Essa medida está diretamente relacionada à grande escala dos censos planejados, que requerem uma infraestrutura operacional vasta e equipes distribuídas por todo o território nacional para recolher os dados diretamente da população.

Para quais censos serão os contratados?

Os profissionais selecionados atuarão em dois grandes levantamentos:

  • Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola: dedicado à coleta de informações referentes à produção no campo;
  • Censo da População em Situação de Rua: focado em mapear essa população específica, que demanda uma metodologia e abordagem especializadas.

Cargos disponíveis

O maior número de vagas, cerca de 27.330, será para o cargo de recenseador, encarregado diretamente da coleta dos dados. As outras vagas estarão distribuídas entre funções de apoio e operacionais. O detalhamento das funções de cada cargo será divulgado somente no edital oficial, ainda não publicado.

O processo seletivo para essas vagas será simplificado, de acordo com as especificações do edital futuro.

Remuneração

Ainda não foram estipulados os valores dos salários para esses empregos temporários. O IBGE definirá as remunerações, que serão custeadas pelo orçamento da instituição, enquadradas na categoria “Outras Despesas Correntes”. A contratação depende da confirmação do orçamento disponível, conforme estabelecem a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Prazos para edital e inscrições

O IBGE tem um prazo de até seis meses a partir da publicação da portaria para lançar o edital do processo seletivo, o que implica que o documento deve sair até maio. Até a divulgação do edital, não há confirmação das datas para início das inscrições, realização das provas ou divulgação dos resultados.

Concursos anteriores do IBGE

O último concurso temporário do IBGE aconteceu em 2023, com autorização para a contratação de 8.141 profissionais. Além disso, em 2024, foram disponibilizadas 895 vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Atualmente, o IBGE tem em andamento um processo seletivo para 9.580 vagas destinadas aos cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade.

Fonte

Rolar para cima