Quatro Estratégias para Acumular Riqueza e Alcançar o Status de Milionário
Embora não haja um número exato de famílias ainda caminhando para se tornarem milionárias, com paciência e uma boa orientação financeira, qualquer pessoa pode construir um patrimônio líquido superior a um milhão de reais.
Segundo o Relatório Global de Riqueza da UBS, divulgado em junho de 2025, existem cerca de 23 milhões de famílias milionárias nos Estados Unidos, ocupando o primeiro lugar mundial nesse aspecto. O Brasil aparece em 16º lugar, com 433 mil famílias nessa condição. Nos EUA, enquanto o mercado de ações segue batendo recordes, a quantidade de milionários cresce a cada dia.
Se você já pensou em como construir sua própria fortuna, vale destacar que, apesar de parecer complexo, tornar-se milionário é uma meta alcançável com as ferramentas e estratégias corretas.
Como alcançar seu primeiro milhão
Existem diversas maneiras de atingir a marca do primeiro milhão, e quatro delas destacam-se devido ao sucesso que muitos americanos obtiveram ao aplicá-las. Vale lembrar que não é necessário trabalhar na bolsa de valores, ter uma fama como influenciador digital, nascer em uma família conhecida ou ser um atleta renomado para acumular fortuna. Naturalmente, quanto maior for a sua renda, mais fácil será aumentar seu patrimônio líquido, porém, a chave está em como administrar seu dinheiro, não está no nível salarial ou na profissão.
De acordo com o livro de sucesso “O Milionário Mora ao Lado”, o americano milionário típico possui uma renda comum, dirige um carro comum e vive em um bairro comum. Por outro lado, possuir um contrato esportivo milionário dá vantagens, mas não é uma condição indispensável para atingir esse patamar.
Principais Caminhos para o Primeiro Milhão
1 – Investir em imóveis para aluguel
Para muitos, aplicar dinheiro em imóveis para locação é um caminho eficiente para acumular riqueza. Ao longo das últimas décadas, diversas pessoas constituíram verdadeiros impérios imobiliários com base em propriedades alugadas.
A vantagem dessa estratégia é que você utiliza o aluguel pago pelos inquilinos para auxiliar no pagamento da hipoteca dos imóveis. Entretanto, vale destacar que essa não é uma receita totalmente passiva, já que administrar aluguéis pode demandar tempo, estresse e custos, como a contratação de administradores imobiliários, que geralmente ficam com 20% a 30% da receita.
Além disso, os altos valores de entrada podem dificultar o início nesse setor. Porém, existem benefícios fiscais relacionados à propriedade de imóveis alugados. Para acumular um patrimônio milionário nesse mercado, será necessário tempo e dedicação para ampliar seu portfólio.
2 – Comprar sua própria casa
Em determinadas regiões, adquirir uma residência pode ser uma forma eficaz de formar patrimônio e tornar-se milionário. Por exemplo, se uma pessoa comprar uma casa no valor de um milhão de reais e pagar as prestações ao longo de 30 anos, ao final desse período, ela será proprietária integral do imóvel, cujo valor provavelmente terá apreciado.
Essa abordagem não impacta significativamente o dia a dia da pessoa, mas requer qualificação para o financiamento e o pagamento da entrada. Assim, simplesmente por ter uma casa própria quitada, o patrimônio pode atingir o valor de um milhão ou mais com o tempo.
3 – Criar e administrar um negócio
Uma porcentagem considerável de milionários são empreendedores. Montar e gerir um negócio pode ser uma alternativa para construir riqueza. Porém, isso exige empenho e dedicação, podendo ir desde uma atividade paralela até a gestão de uma empresa consolidada.
Uma vantagem do empreendedorismo é a possibilidade de manter os lucros para si, ao invés de trabalhar para outros. Além disso, proprietários de negócios podem usufruir de planos fiscais e regimes tributários que tornam o processo de acumulação de riqueza menos oneroso.
4 – Investir em ações
A bolsa de valores tem se mostrado uma ferramenta excelente para se tornar milionário, especialmente quando os investimentos são feitos em empresas dos Estados Unidos e do Vale do Silício. Contudo, geralmente é necessário aguardar vários anos para que os investimentos se valorizem e se transformem em ativos rentáveis.
Para quem deseja assegurar que atingirá essa meta financeira, o ideal é começar a investir o quanto antes, mesmo sem conhecimento aprofundado. O ato de começar já aproxima do objetivo da liberdade financeira. Quanto mais tempo disponível para investir, mais fácil será alcançar o patrimônio desejado. Por exemplo, se alguém se programar para alcançar um milhão em 60 anos, investir apenas um real ao dia fará diferença significativa.