Toyota lança no Brasil a Hiace, conhecida como a ‘van da Hilux’, com preço inicial de R$ 364.990
A Toyota expandiu sua linha de veículos comerciais ao introduzir a Hiace, uma van destinada ao uso profissional, que chega para enfrentar concorrentes como Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Ford Transit e a Renault Master, líder do segmento. Seu preço de partida é de R$ 364.990.
Disponível em duas versões, a Hiace já é comercializada na configuração minibus, capaz de acomodar 15 passageiros além do motorista. Em novembro, a fabricante lançará a variante furgão para transporte de cargas, além das versões para ambulância e modelo refrigerado.
Produzida em Zárate, Argentina, a Hiace representa um investimento de US$ 50 milhões dedicado à fabricação da sua sexta geração, incorporada ao portfólio global da Toyota desde 1967, presente em mais de 150 países.
O motor utilizado é um 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, o mesmo que equipa a picape média Hilux, rival direta da Ford Ranger e Chevrolet S10.
A Toyota ainda não estabeleceu metas específicas de vendas para este modelo no país, porém preparou sua rede de concessionárias para realizar as manutenções necessárias. Os primeiros três serviços de revisão são oferecidos gratuitamente.
O panorama do mercado de vans no Brasil
Embora o segmento de vans não seja tão volumoso quanto o de veículos de passeio, ele tem grande importância estratégica no setor automotivo. Por exemplo, entre janeiro e julho deste ano, conforme dados da Fenabrave, a Fiat Strada atingiu mais de 75 mil unidades comercializadas, enquanto a Renault Master, que domina o mercado de vans, vendeu 9.164 unidades no mesmo período.
Outras marcas e modelos presentes no mercado incluem: Fiat Ducato com 2.232 unidades, Ford Transit com 1.639, Iveco Daily com 1.048, Mercedes-Benz Sprinter com 784, Citroën Jumper com 218 e Peugeot Boxer com 168 unidades vendidas.
Com uma rede nacional de mais de 300 concessionárias, a Toyota pretende desafiar seus concorrentes, oferecendo uma garantia de 10 anos para a Hiace, válida mediante a realização das revisões regularmente após os cinco primeiros anos de uso.
A comercialização da Hiace ocorrerá nas mesmas concessionárias onde a Toyota já vende seus carros de passeio. O g1 já realizou testes com o modelo recém-lançado.
Desempenho e motorização herdada da Hilux
A Hiace é equipada com o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, que também equipa a picape média Hilux. No entanto, a calibração para a van proporciona 174 cv de potência e 45,8 kgfm de torque, frente aos 204 cv e 50,8 kgfm da Hilux.
O câmbio é automático de seis marchas, com tração traseira. Durante o teste no Autódromo da Capuava, em São Paulo, a Hiace demonstrou desempenho satisfatório. Embora ofereça 30 cv a menos que a Hilux, o torque alto garante uma aceleração eficaz.
O veículo conta com sistemas de controle de estabilidade e tração para maior segurança, além do freio ABS em todas as rodas e três airbags – dois frontais para motorista e passageiro, e um para o joelho do motorista.
Um aspecto notável da Hiace é a posição de dirigir, que se assemelha mais à de um carro convencional e é menos inclinada que nas vans tradicionais.
Pesa 2.640 kg e, mesmo vazio, não transmite sensação de sobrecarga. Seu limite de capacidade é de 15 passageiros e peso bruto total de 3.820 kg, o que requer carteira de habilitação categoria C, e consequentemente, o desempenho em carga plena será menor.
Características técnicas:
Motor: 2.8 turbodiesel
Potência: 174 cv a 3.400 rpm
Torque: 45,8 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas
Tração: traseira
Peso: 2.640 kg
Capacidade: 1.180 kg ou até 16 pessoas
Rodas: aço de 16 polegadas com calotas
Pneus: 235/65
Consumo na cidade: 8,5 km/l
Consumo na estrada: 9,8 km/l
Comparação com a concorrência e comportamento dinâmico
Em comparação com a configuração básica da Renault Master L1H1, líder do mercado, a Hiace é 84 cm mais longa, 12 cm mais estreita, 2 cm mais baixa e tem um entre-eixos 68 cm maior.
Essas dimensões aproximam o veículo da Toyota das concorrentes em largura e altura na configuração L1H1. Entretanto, a Toyota oferece apenas uma versão no Brasil, ao contrário de suas rivais que disponibilizam variantes maiores, como L2H2 ou L3H2, posicionando a Hiace entre a L1H1 e L2H2.
No quesito dinâmica, o veículo apresenta um comportamento estável e previsível. Sua suspensão não chega a ser tão macia como em outras vans Toyota, e há menor tendência a deslizamento em curvas comparado aos concorrentes, devido à suspensão dianteira com McPherson e barra estabilizadora e traseira com feixes de molas, mesma configuração da Hilux.
Interior prático, porém com simplicidade
Internamente, a Hiace garante espaço adequado para os passageiros, embora o acabamento dos bancos seja simples. A central multimídia de 9 polegadas oferece ao motorista acesso às principais informações, como o histórico de consumo de combustível, recurso importante para uso profissional.
Conforme dados do Inmetro, o veículo apresenta consumo médio de 8,5 km/l na zona urbana e 9,8 km/l em rodovias, utilizando combustível diesel. O encosto central da primeira fileira pode ser rebatido, liberando um console com porta-copos e apoio.
Além disso, a cabine conta com saídas de ar-condicionado distribuídas para manter o conforto térmico entre todos os ocupantes.
Valores e garantia
A Toyota posiciona a Hiace com preços competitivos no segmento. A Ford Transit automática custa R$ 364.900, valor apenas R$ 90 inferior à van da Toyota.
Outras opções e seus preços são:
Mercedes-Benz Sprinter manual: R$ 349.493,40
Fiat Ducato Comfort: R$ 375.990
Fiat Ducato Luxo: R$ 384.990
Renault Master: R$ 382.190
A Toyota ainda não definiu metas comerciais para a Hiace, mas a rede de concessionárias já está preparada para atender os clientes, assegurando as três primeiras revisões sem custo.
A garantia de 10 anos é ativada mediante o cumprimento do plano de revisões, após o período inicial de cinco anos da garantia de fábrica.