Alexandre Silveira anuncia que governo discutirá conclusão de Angra 3 até o fim de setembro
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta sexta-feira, 5 de setembro de 2025, que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá abordar a retomada das obras da usina nuclear Angra 3 em uma reunião programada para acontecer até o final deste mês.
Presidido pelo próprio Silveira, o CNPE é o órgão responsável por assessorar a Presidência da República na elaboração de políticas do setor energético. O conselho é formado por representantes de diversos ministérios.
Silveira explicou aos jornalistas, após um evento realizado no Rio de Janeiro, que sua decisão como presidente do CNPE é assegurar que o tema da finalização da usina seja incluído na pauta da próxima reunião do conselho.
Embora a data ainda não tenha sido definida, o ministro afirmou que o encontro ocorrerá nos próximos 20 dias. Inicialmente, a reunião estava prevista para agosto, mas acabou sendo adiada. Segundo ele, a demora na convocação deve-se à necessidade de concluir todos os processos técnicos e obter consenso entre os 16 ministérios envolvidos, facilitando assim a aprovação dos temas pelo CNPE.
Alexandre Silveira destacou a importância de considerar o uso da energia nuclear não apenas como recurso energético, mas também como instrumento de defesa nacional, devido às instabilidades e desafios enfrentados globalmente nos últimos anos.
“Vivemos um momento em que, infelizmente, o mundo caminha para uma necessidade difícil, e é imprescindível que desenvolvamos mecanismos de defesa”, afirmou o ministro.



