Alexandre Silveira anuncia que governo discutirá a finalização de Angra 3 até o fim de setembro
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta sexta-feira, 5, que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) incluirá na pauta a retomada das obras da usina nuclear Angra 3 em reunião marcada para ocorrer até o final de setembro.
Presidido pelo próprio ministro Alexandre Silveira, o CNPE atua como órgão consultivo à Presidência da República na definição de políticas para o setor energético, sendo composto por representantes de diversos ministérios.
Silveira informou aos jornalistas, após evento realizado no Rio de Janeiro, que a sua decisão como presidente do conselho é garantir que o tema retorne à agenda da próxima sessão: “A decisão do presidente do conselho, que sou eu, é cobrar que este assunto volte para pauta na próxima reunião”.
O ministro detalhou que ainda está em busca de consenso entre os demais ministérios para definir a data exata da reunião, mas garantiu que ela acontecerá dentro dos próximos 20 dias. Inicialmente prevista para agosto, o encontro teve que ser adiado.
Ele explicou que o adiamento ocorreu porque ainda estão finalizando a elaboração dos processos técnicos que serão submetidos ao CNPE, que envolvem análise de 16 ministérios diferentes. “Quanto mais consensuadas as matérias pelas áreas técnicas, mais facilidade tem o CNPE de aprovar”, afirmou Silveira.
Para o ministro, é fundamental reavaliar o papel da energia nuclear, considerando-a também como um instrumento essencial à defesa nacional, diante das instabilidades globais recentes. “Eu disse que incontestavelmente o mundo caminha para uma triste necessidade, mas é fato nós termos de desenvolver instrumentos de defesa.”
Alexandre Silveira já encaminhou um voto favorável à retomada das obras e defende o reinício dos trabalhos na usina nuclear Angra 3.



