China Ordena Suspensão da Compra de Chips de IA da Nvidia

China Ordena Suspensão da Compra de Chips de IA da Nvidia

China determina que companhias de tecnologia interrompam aquisição de chips de IA da Nvidia

As autoridades chinesas responsáveis pela regulação da internet ordenaram que as maiores empresas do setor de tecnologia do país suspendam imediatamente a compra de chips de inteligência artificial produzidos pela Nvidia, bem como cancelem quaisquer pedidos já realizados. Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla para diminuir a dependência da China em relação à tecnologia americana, informou nesta quarta-feira (17) o jornal Financial Times.

As ações da Nvidia na bolsa americana apresentavam queda de 1% nas negociações que ocorreram antes da abertura do mercado.

O governo dos Estados Unidos vem impondo restrições sucessivas para limitar o acesso da China a chips avançados, o que levou Pequim a pressionar suas empresas domésticas a evitarem fornecedores estadunidenses, impacto que inclui empresas líderes como a Nvidia.

Essa medida foi adotada poucos dias após a China ter acusado a Nvidia de violar legislação antimonopólio, intensificando a disputa comercial entre Pequim e Washington.

A Administração do Ciberespaço da China (CAC) informou empresas como ByteDance e Alibaba que deveriam cancelar os testes e pedidos do chip RTX Pro 6000D, segundo informações obtidas pelo Financial Times junto a três fontes que têm conhecimento direto da situação.

Essa nova proibição é descrita pelo Financial Times como mais severa do que as orientações anteriores emitidas pelos reguladores, que haviam limitado a orientação ao modelo H20, versão prévia do chip de IA da Nvidia adaptada para o mercado chinês.

Tanto Nvidia, quanto Alibaba e ByteDance não se manifestaram até o momento em resposta a pedidos de posicionamento da Reuters.

O RTX6000D representa o chip de maior tecnologia para inteligência artificial da Nvidia, desenvolvido especialmente para o mercado chinês. Entretanto, seu nível de demanda tem sido apenas moderado, com algumas das maiores empresas de tecnologia optando por não realizar encomendas substanciais, conforme relatório da Reuters divulgado no início da semana.

De acordo com o Financial Times, algumas companhias chegaram a sinalizar intenção de comprar muitas unidades do RTX Pro 6000D, iniciando os processos de testes e certificações com fornecedores de servidores da Nvidia. No entanto, após instruções da Administração do Ciberespaço da China, essas empresas paralisaram as operações e interromperam as aquisições.

Fonte

Rolar para cima