Conheça a poltrona que gera maior lucro para as companhias aéreas
As aeronaves são divididas em múltiplas categorias, com preços que podem variar até cinco vezes dentro do mesmo trajeto.
:format(webp))
A companhia aérea Lufthansa, da Alemanha, opera com quatro diferentes classes em suas maiores aeronaves: econômica, econômica premium, executiva e primeira classe. Embora os bilhetes da primeira classe sejam os mais caros, essa categoria não é a mais rentável.
Para a Lufthansa, a classe econômica premium (premium economy) é a que proporciona maior lucro.
“É a nossa categoria mais rentável por metro quadrado”, destacou Carsten Spohr, CEO global da Lufthansa, durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo.
Apesar da primeira classe apresentar o maior faturamento por passageiro-km voado, a maior geração de receita da empresa vem da premium economy, segundo Spohr.
A primeira classe demanda mais espaço nos aviões e possui um público mais restrito, enquanto a premium economy, com um preço mais acessível, atende a um público mais amplo e ocupa menos lugar a bordo.
O executivo revelou que a empresa avalia aumentar a quantidade de assentos dessa categoria em suas aeronaves, pois ela tem atraído mais clientes que anteriormente viajavam na econômica do que aqueles que migraram da executiva — que possui preços mais altos.
“No passado, muitos dentro da Lufthansa temiam que a premium economy canibalizasse passageiros da classe executiva, mas o que ocorreu foi o contrário. Em voos longos, como o de Brasil para Europa que dura cerca de 12 horas, muitas pessoas preferem pagar um pouco mais para viajar na premium economy, já que a business é muito cara”, explicou Spohr.
Além da Lufthansa, outras companhias aéreas também têm apostado em ampliar o número de assentos da categoria premium, mesmo em voos de curta duração.
Entenda o que oferece a premium economy
A classe econômica premium proporciona algumas vantagens em relação à econômica tradicional. Os assentos são ligeiramente maiores, reclinam mais e oferecem maior espaço para as pernas. O serviço a bordo costuma ser um pouco superior, incluindo, por exemplo, o uso de talheres de metal ao invés de descartáveis.
Para ilustrar a diferença de preços, na Lufthansa, um voo entre São Paulo e Frankfurt para março de 2026 custa aproximadamente R$ 3.703 na classe econômica, R$ 8.727 na premium economy e a partir de R$ 15.324 na classe executiva. A busca foi realizada em 4 de dezembro de 2025.



