EUA Enviam Cruzador de Mísseis e Submarino Nuclear para Reforçar Segurança no Caribe

EUA deslocam cruzador de mísseis e submarino nuclear para o Caribe

Os Estados Unidos reforçaram sua presença militar no sul do Caribe ao enviar o USS Lake Erie, um cruzador equipado com mísseis guiados, e o USS Newport News, um submarino nuclear de ataque rápido, conforme revelaram duas fontes anônimas nesta segunda-feira (25). Esse movimento integra a estratégia do presidente Donald Trump para enfrentar as ameaças representadas por cartéis de drogas que atuam na América Latina.

Embora as fontes não tenham especificado a natureza exata da missão desses navios, foi destacado que o objetivo principal é combater grupos designados como “organizações narco-terroristas” que ameaçam a segurança nacional dos Estados Unidos na região.

Já na semana passada, o governo americano havia despachado um esquadrão anfíbio para o sul do Caribe, incluindo os navios USS San Antonio, USS Iwo Jima e USS Fort Lauderdale, que transportam cerca de 4.500 militares, dentre eles 2.200 fuzileiros navais. A expectativa era que esse comboio chegasse próximo à costa da Venezuela no domingo.

Desde o início de seu mandato, Trump tem colocado o combate aos cartéis de drogas como prioridade, vinculando essas ações a um esforço mais amplo de controle migratório e proteção da fronteira sul dos EUA.

Em fevereiro, o governo dos Estados Unidos classificou organizações como o Cartel de Sinaloa do México e o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua como entidades terroristas globais, intensificando igualmente a fiscalização para conter a entrada de membros de gangues no país.

Foto de arquivo do USS Gravely no porto de Gdynia na Polônia 7 de junho de 2022. REUTERS/Kacper Pempel

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima