Ford Maverick Tremor Afiada para Encarar a Concorrência RAM

Ford Maverick Tremor Afiada para Encarar a Concorrência RAM

Ford Maverick Tremor é aprimorada para desafiar a RAM e reconquistar consumidores; veja o teste

A Ford Maverick Tremor surge mais moderna e preparada para enfrentar terrenos difíceis, incorporando pneus específicos para atoleiros e aproveitando a diferença de preço de R$ 30 mil em relação à rival RAM Rampage. Apesar dos diversos acertos, o consumo de combustível ainda poderia ser melhor.

Por André Fogaça, g1 — São Paulo

Atualização em 20/09/2025 às 04h00

A Ford Maverick Tremor é a versão com foco off-road da picape de entrada da Ford, com preço inicial de R$ 239,9 mil. O carro recebeu atualizações importantes, incluindo acessórios e equipamentos pensados para aprimorar seu desempenho fora de estrada.

O g1 conduziu um teste com a nova Maverick Tremor durante uma semana para verificar se as melhorias realmente funcionam e, mais importante, se a Ford conseguiu elevar o nível da sua picape de entrada para competir de forma mais eficaz com os concorrentes e recuperar o prestígio da marca no mercado brasileiro.

No design, a Maverick Tremor apresenta diferenças claras em relação à versão convencional. A coloração vibrante, com destaque para o laranja aplicado no centro da grade frontal, é um dos pontos que chamam atenção. A versão traz dois ganchos frontais exclusivos para rebocar veículos presos em atoleiros ou outras dificuldades, um item prático para aventuras fora de estrada.

Embora a picape se destaque pelo conforto e tecnologia, quem realmente impressiona é sua dirigibilidade. O motor 2.0 turbo a gasolina entrega 253 cv de potência, mostrando-se versátil e apto para encarar diversas situações sem problemas.

Ford Maverick Tremor mais moderna e preparada para competir com RAM

Melhorias externas e pneus especiais

A Ford tem o desafio de reconquistar a confiança do público brasileiro e manter sua presença após o fechamento das fábricas e redução das concessionárias no país. Para isso, os lançamentos precisam acertar em cheio.

A Maverick desembarcou no Brasil em 2022, porém chegou oferecendo menos equipamentos do que seu preço sugeria e ficou atrás da principal concorrente, a RAM Rampage, em termos de desempenho e atratividade.

A mais recente Maverick Tremor, voltada para uso off-road e lançada a R$ 239,9 mil, busca corrigir esses pontos. Ela conta com aprimoramentos como pneus de maior aderência, ganchos para reboque, baú projetado para lama e piloto automático para superar atoleiros.

Nos testes do g1, o veículo enfrentou diferentes desafios para comprovar a eficiência dessas evoluções, e a Ford parece ter conseguido entregar uma picape mais equilibrada e competitiva.

No visual, a principal diferença é o uso de cores vivas, principalmente o laranja na grade dianteira. Os ganchos frontais são elementos exclusivos do modelo, reforçando seu potencial para rebocar veículos presos e ajudar em situações difíceis.

Os pneus, que oferecem um equilíbrio entre o uso em asfalto e estradas de terra, mantiveram boa tração inclusive em trechos com pedras soltas. Apesar do desenho agressivo, não houve aumento significativo no consumo de combustível, embora fosse esperado um ligeiro acréscimo devido à maior aderência e tração nas quatro rodas.

Curiosamente, o som que o pneu produz em velocidades baixas dentro da cabine foi bem recebido pelos ocupantes, pois remete a uma sensação de motor mais potente e robusto.

Detalhes do design externo

Ford Maverick Tremor 2026

Além disso, o modelo conta com capota marítima que possui barras rígidas que se movem junto com a lona ao ser recolhida, e o piso da caçamba recebeu um revestimento áspero que proporciona segurança para caminhar, mesmo em situações de sujeira ou com lama.

A caçamba também traz diversos itens práticos, incluindo duas saídas de 12 volts que podem ser adaptadas conforme a necessidade, e uma tomada americana de 110 volts com potência máxima de 400 watts. Essa tomada suporta aparelhos como um PlayStation 5 (que consome cerca de 200 watts) ou uma TV LED de 65 polegadas da Samsung, que utiliza aproximadamente 170 watts.

Caçamba com tomada na Ford Maverick Tremor

Conforto e simplicidade no interior

Internamente, as mudanças foram sutis, mas eficazes. A central multimídia agora apresenta uma tela maior de 13,2 polegadas, que eliminou um nicho lateral pouco útil, onde cabiam apenas algumas moedas. Além disso, a nova central possui câmera 360 graus, recurso que não estava disponível na versão anterior.

Essa câmera facilita não apenas a condução urbana, como também auxilia em trilhas, já que proporciona visão clara da frente, mesmo com o capô elevado.

Outro ponto prático é a presença de uma tomada igual à da caçamba, localizada na parte traseira do apoio de braço dianteiro. Isso permite que passageiros possam conectar notebooks ou geladeiras portáteis durante o trajeto.

Apesar do acabamento que usa plástico rígido nas portas, o interior transmite sensação de robustez, aplicando variações de textura e cores e até parafusos aparentes, o que reforça essa ideia de resistência – uma característica valorizada em veículos desse estilo off-road.

Além disso, o material empregado favorece a facilidade na limpeza após o uso em trilhas com barro, pois o tapete removível pode ser lavado diretamente com água.

Interior da Ford Maverick Tremor

Desempenho e consumo do motor

A principal qualificação da Maverick Tremor está na sua dirigibilidade. Equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cv, o veículo mostrou-se capaz de responder com eficiência em diferentes situações.

Embora o consumo não seja dos mais econômicos – algo esperado em um motor desse porte –, durante o teste o melhor rendimento registrado foi de 10,5 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade.

Em nenhuma situação foram observadas ultrapassagens perigosas ou retomadas lentas. O bom desempenho se manteve mesmo com quatro adultos a bordo, graças também ao torque de 38,7 kgfm aliado ao câmbio automático de oito marchas.

Nas trilhas, o torque foi ainda mais notável: inclinações íngremes foram superadas sem ruído excessivo do motor mesmo com o câmbio configurado para marchas baixas, o que costuma aumentar o ronco.

Destaques na dirigibilidade

Dois elementos chamaram a atenção tanto dentro como fora da estrada:

  • As rodas têm maior ângulo de esterço do que na versão anterior, facilitando manobras em estacionamentos apertados e nas estradas de terra.
  • O sistema de câmeras 360 graus foi um diferencial na trilha, eliminando a necessidade do passageiro sair para ajudar a guiar a picape, já que todas as imagens externas ficam disponíveis na tela.

O porte maior da Maverick, comparado ao de carros comuns, não impediu a facilidade para manobrar e retornar na trilha, cujo resultado surpreendeu até passageiros com pouco interesse por veículos.

Já um testador experiente em picapes reforçou a boa impressão do conjunto, considerando as accelerações mais potentes e o espaço da caçamba ideal para transportar objetos usados no seu trabalho.

A Maverick Tremor agora é um veículo versátil que atende usos múltiplos, servindo também para quem não precisa de uma picape no dia a dia, mas valoriza a conveniência de carregar itens volumosos ocasionalmente.

Assim, o modelo combina conforto para os passageiros, tecnologia moderna e a robustez típica de uma picape eficiente.

Maverick Tremor x RAM Rampage: qual vale a pena?

Na disputa direta, o maior concorrente da Maverick Tremor é a RAM Rampage equipada com motor a gasolina. Embora ofereça conforto e parte da tecnologia, a RAM cobra cerca de R$ 30 mil a mais no preço, mesmo sem contar as melhorias off-road incorporadas na versão da Ford testada.

Diante dessa diferença equivalente a quase um terço do preço de um Renault Kwid, fica difícil não considerar a Maverick Tremor como uma opção interessante. Mesmo que a RAM se aproxime ou até fique mais acessível, a Ford entrega mais conteúdo e permanece como alternativa vantajosa.

O desafio, porém, é conquistar o julgamento do consumidor em um mercado onde o prestígio das picapes RAM ainda pesa bastante.

Por que a Ford perdeu espaço na venda de picapes no Brasil?

Apesar do nome histórico da Maverick, que fez sucesso com o cupê produzido no Brasil durante os anos 1970, as vendas da picape são modestas desde seu retorno ao país em 2021.

Segundo dados da Fenabrave, entre janeiro e agosto de 2025, a RAM Rampage a gasolina emplacou 15.569 unidades, número 7,4 vezes maior que o da Ford Maverick, que vendeu apenas 2.066 unidades nesse período.

Como a nova Maverick foi lançada em 28 de agosto, ainda é cedo para avaliar seu impacto nas vendas, mas já se sabe que, comparando com os primeiros oito meses de 2024, houve uma pequena redução, com 181 unidades a menos emplacadas neste ano.

Especialistas apontam diversos motivos para esse recuo. O fechamento das fábricas da Ford no Brasil e a diminuição no número de concessionárias contribuíram para a perda de presença da marca no imaginário do consumidor.

Milad Kalume Neto, consultor independente do setor, destaca que a saída da Ford do país assustou os compradores e afeta a confiança, ainda que a marca continue atuando como importadora de modelos, como o Territory.

Atualmente, o Brasil conta com apenas 79 concessionárias Ford, uma redução de 72% em relação às 283 que existiam antes do fechamento das fábricas, segundo a ABRADIF. Em contrapartida, a RAM mantém 149 pontos de venda, quase o dobro.

Outro fator relacionado é o foco exclusivo da RAM em picapes, o que reforça a força da marca nesse segmento e facilita a experiência do cliente que só encontra esse tipo de veículo em todas as concessionárias RAM.

Paulo Garbossa, diretor da ADK Automotive, aponta ainda que o consumidor brasileiro prioriza custo-benefício e preço, destacando a forte concorrência no mercado que dificulta a fidelidade à marca Ford, mesmo diante de bons produtos.

Fonte

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