Hiace: Toyota lança no Brasil sua van inspirada na Hilux, com preço inicial de R$ 364.990
A Toyota entrou no segmento de vans comerciais com a introdução da Hiace no mercado brasileiro, oferecendo um veículo para competir diretamente com modelos como Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Ford Transit e a líder Renault Master. O preço inicial da Hiace é de R$ 364.990.
Este modelo está disponível em duas versões. Atualmente, já pode ser encontrada a configuração minibus, que acomoda 15 passageiros além do motorista. Em novembro, serão lançadas as variantes furgão destinada ao transporte de carga, além das versões para ambulância e refrigerada.
Importada da fábrica situada em Zárate, na Argentina, a Hiace representa um investimento de US$ 50 milhões destinado à produção da sexta geração dessa van, que integra o catálogo global da Toyota em mais de 150 países desde 1967.
O veículo é equipado com motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, o mesmo utilizado na picape média Hilux, concorrente direto da Ford Ranger e Chevrolet S10.
A Toyota ainda não estipulou metas específicas de vendas para a Hiace, mas já preparou sua rede de concessionárias para realizar a manutenção do modelo, garantindo as três primeiras revisões gratuitas para os compradores.
Mercado brasileiro de vans
Apesar de o segmento de vans ser menor que o de veículos de passeio, ele possui um papel estratégico significativo. Para comparação, enquanto a Fiat Strada vendeu mais de 75 mil unidades entre janeiro e julho deste ano de acordo com dados da Fenabrave, a Renault Master, líder no segmento de vans, comercializou 9.164 unidades no mesmo período.
Outros modelos presentes nesse mercado incluem a Fiat Ducato com 2.232 unidades vendidas, Ford Transit com 1.639 unidades, Iveco Daily com 1.048, Mercedes-Benz Sprinter com 784, Citroën Jumper com 218 e Peugeot Boxer com 168 unidades.
Com uma rede de mais de 300 concessionárias no território nacional, a Toyota espera conquistar espaço ao oferecer garantia de 10 anos para a Hiace, válida desde que o proprietário mantenha as revisões regulares a partir do quinto ano de uso.
A Hiace será comercializada nas mesmas concessionárias que vendem os veículos de passeio da Toyota no Brasil, e a novidade já foi avaliada em testes pelo g1.
Motorização herdada da Hilux
A Hiace vem com o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, o mesmo conjunto mecânico encontrado na Toyota Hilux. No entanto, a calibração do motor foi ajustada para essa aplicação na van, resultando em uma potência de 174 cv e torque de 45,8 kgfm, em contraste com os 204 cv e 50,8 kgfm da picape.
O câmbio oferecido é automático de seis velocidades, e a tração é traseira. Durante teste realizado no Autódromo da Capuava, em São Paulo, a van demonstrou desempenho satisfatório, mesmo com potência inferior à da Hilux, graças ao torque disponível que assegura uma aceleração eficaz.
Nos aspectos de segurança, o modelo conta com controle de estabilidade e tração, além dos obrigatórios freios ABS nas quatro rodas e três airbags – dois frontais para motorista e passageiro, e um terceiro destinado ao joelho do condutor.
Um dos pontos fortes da Hiace é sua posição de dirigir, que se aproxima mais da experiência de um carro de passeio, com menos inclinação que as vans tradicionais. Pesando 2.640 kg, o veículo se mostrou equilibrado e sem sensação de sobrecarga, mesmo estando vazio. A capacidade máxima é de 15 passageiros ou carga equivalente até um peso bruto total de 3.820 kg, o que exige carteira nacional de habilitação categoria C para condução.
Ficha técnica:
Motor: 2.8 turbodiesel
Potência: 174 cv a 3.400 rpm
Torque: 45,8 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático de 6 velocidades
Tração: traseira
Peso: 2.640 kg
Capacidade de carga: 1.180 kg ou 16 pessoas
Rodas: 16 polegadas de aço com calotas
Pneus: 235/65
Consumo na cidade: 8,5 km/l
Consumo na estrada: 9,8 km/l
Competitividade frente à concorrência
Comparada à versão de entrada do principal competidor, a Renault Master L1H1, a Toyota Hiace apresenta dimensões distintas: é 84 cm mais comprida, 12 cm mais estreita, 2 cm mais baixa e seu entre-eixos é 68 cm maior.
Essas medidas aproximam a Hiace das van concorrentes na configuração L1H1 quanto à largura e altura, porém, como a Toyota oferece apenas essa única versão no Brasil, enquanto os rivais dispõem de opções maiores como L2H2 ou L3H2, seu posicionamento se situa entre as configurações L1H1 e L2H2.
Em termos de comportamento dinâmico, a Hiace se mostra previsível na condução, com suspensão que não é excessivamente macia como em outros modelos Toyota, e com menor tendência à instabilidade nas curvas em comparação aos concorrentes. Isso se deve à suspensão dianteira do tipo McPherson com barra estabilizadora e suspensão traseira com feixe de molas, a mesma arquitetura da Hilux.
Interior prático, mas simples
O interior da Hiace disponibiliza um bom espaço para os ocupantes, apesar dos bancos possuírem design simples. A central multimídia de 9 polegadas mostra informações essenciais ao condutor, como o histórico do consumo de combustível, dado importante para usuários profissionais do veículo.
O registro oficial do Inmetro aponta consumo médio de 8,5 km/l em ambiente urbano e 9,8 km/l na estrada, sempre utilizando diesel. O encosto central da primeira fileira pode ser rebatido, criando um console com dois porta-copos e apoio para o motorista.
A cabine possui saídas de ar-condicionado distribuídas uniformemente, garantindo conforto térmico para todos os passageiros.
Preço e garantias
A Hiace está posicionada no mercado com preço alinhado à concorrência direta. A Ford Transit automática custa R$ 364.900, apenas R$ 90 a menos que a van da Toyota.
Outros valores de modelos concorrentes são:
Mercedes-Benz Sprinter manual: R$ 349.493,40
Fiat Ducato Comfort: R$ 375.990
Fiat Ducato Luxo: R$ 384.990
Renault Master: R$ 382.190
A Toyota ainda não definiu metas de vendas para a Hiace, mas já preparou sua rede de concessionárias para realizar a manutenção do veículo, oferecendo as três primeiras revisões gratuitas.
A garantia total de 10 anos é assegurada desde que o proprietário cumpra corretamente o programa de revisões após o período inicial de cinco anos de garantia de fábrica.