Ibovespa Cai 0,39% Aos 154770 Pontos Influenciado Pelo Exterior

Ibovespa Cai 0,39% Aos 154770 Pontos Influenciado Pelo Exterior

Ibovespa encerra em baixa de 0,39%, influenciado por cenário internacional

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou o pregão desta sexta-feira (21) em queda de 0,39%, aos 154.770,10 pontos, sofrendo pressão devido ao clima negativo nos mercados exteriores.

Desempenho do Ibovespa e volume de negociações

Durante o dia, o índice oscilou entre uma máxima de 155.387,04 pontos e uma mínima de 153.570,94 pontos. O volume financeiro movimentado somou R$ 24,6 bilhões.

Valorização do dólar acompanha aversão ao risco

Seguindo o movimento de aversão ao risco visto nas ações, a moeda americana valorizou-se 1,18%, fechando cotada a R$ 5,4015 no encerramento do pregão.

Contexto externo e influência no mercado local

Após o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, quando o mercado local ficou fechado, os índices internacionais apresentaram forte recuo, pressionados principalmente por preocupações ligadas a potenciais bolhas no setor de ações relacionadas à inteligência artificial, além de incertezas sobre a redução de juros nos Estados Unidos.

Apesar da notícia de que os Estados Unidos eliminaram tarifas de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros, a medida não foi suficiente para impulsionar o Ibovespa. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), ainda persistem tarifas elevadas em cerca de dois terços das vendas brasileiras para o país norte-americano.

Bolsas americanas e perspectivas para a próxima reunião do Fed

Nos Estados Unidos, os principais índices recuperaram parte das perdas recentes. Declarações de membros do Federal Reserve geraram expectativas sobre um possível corte de juros na reunião de dezembro, fato que levou a alguns ajustes nas perspectivas dos analistas, embora não tenha revertido as quedas semanais.

Assim, o S&P 500 subiu 0,98% no dia, mas acumulou queda semanal de 1,94%. O Dow Jones teve alta de 1,08%, ficando negativo em 1,91% na semana, e o Nasdaq avançou 0,88%, mas recuou 2,74% num balanço da semana.

Fonte

Rolar para cima