Lula Alerta Sobre Poder Econômico e Militar dos EUA nas Relações

Lula Afirma Que Poder Econômico e Militar dos EUA Preocupa, Mas Não Assusta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou em entrevista ao The New York Times que o Brasil reconhece a força econômica, militar e tecnológica dos Estados Unidos, mas que não se intimida diante das ameaças comerciais feitas pelo governo americano, especialmente as tarifas de 50% anunciadas por Donald Trump.

Lula ressaltou: “Conhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, reconhecemos o poder militar dos Estados Unidos, reconhecemos a dimensão tecnológica dos Estados Unidos. Mas isso não nos deixa com medo. Nos deixa preocupados”. A afirmação ocorreu no contexto da disputa comercial envolvendo também o apoio de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O jornal americano qualificou as tarifas anunciadas como uma das mais altas já aplicadas por Trump contra algum país, destacando que a medida possui motivações políticas, especialmente para pressionar o Brasil a encerrar processos judiciais contra Bolsonaro.

O presidente brasileiro reforçou que essa pauta não está em negociação. “Talvez ele [Trump] não saiba que aqui no Brasil o Judiciário é independente”, afirmou, destacando que não aceitará que o Brasil seja tratado como “um país pequeno diante de um país grande”.

Além disso, Lula criticou a forma como Trump anunciou as tarifas pela rede social Truth Social, dizendo que o método está fora dos padrões diplomáticos e de negociação. Segundo ele, em casos de desacordo comercial ou político, o procedimento correto é ligar, marcar reuniões e negociar, não impor taxas e ultimatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima