Porsche investe R$ 70 milhões para ampliar rede de carregadores ultrarrápidos no Brasil
A Porsche do Brasil anunciou, na terça-feira (9), um plano para expandir sua infraestrutura de carregamento ultrarrápido em rodovias brasileiras. A iniciativa prevê a instalação de 66 novos eletropostos até 2028, totalizando 104 pontos ao término do projeto, graças a um aporte financeiro de R$ 70 milhões.
Esta expansão será realizada em parceria com a GreenV, empresa especializada em infraestrutura para veículos elétricos. Atualmente, a Porsche dispõe de 61 carregadores entre concessionárias e pontos instalados pela antiga colaboração.
Ao longo do projeto, algumas unidades serão compartilhadas com outras marcas, mantendo duas vagas de recarga em cada eletroposto: uma destinada exclusivamente para veículos Porsche e outra aberta a carros de outras fabricantes. Cada carregador terá capacidade de 150 kW, permitindo adicionar cerca de 100 km de autonomia a um veículo elétrico em apenas 10 minutos, muito acima dos modelos residenciais, que operam entre 7,5 kW e 11 kW.
Leonardo Reback, gerente de e-performance da Porsche Brasil, explica que esse tempo é suficiente para o motorista fazer uma pequena pausa, como ir ao banheiro ou tomar um café, enquanto o veículo recarrega.
Os novos pontos estarão localizados principalmente nas principais rodovias do país, com exceção da região Norte. O primeiro carregador da parceria já está ativo no restaurante Quinta do Marquês, às margens da Rodovia Castello Branco, em São Paulo.
Funcionamento e custos
Devido à alta potência, os carregadores ultrarrápidos são indicados principalmente para carros 100% elétricos. Alguns modelos híbridos plug-in podem ser compatíveis, mas a maioria não possui entrada adequada para a alta tensão necessária.
A meta da Porsche é disponibilizar carregadores a cada 100 km, garantindo uma distância máxima de 200 km entre os pontos de recarga. Os clientes da Porsche devem utilizar o aplicativo Porsche Recharge para acessar os pontos, que cobra uma taxa de desbloqueio de R$ 5 e um valor de R$ 2,90 por kWh carregado.
Para exemplificar, uma carga completa em um Porsche Taycan de entrada, equipado com bateria de 89 kWh, custaria R$ 263,10. O aplicativo também oferece a função de fila virtual para os casos em que as duas vagas estejam ocupadas.
Além disso, a GreenV mantém uma tomada compartilhada com desbloqueio também por R$ 5 e custo de R$ 3,22 por kWh. Neste caso, um BYD Dolphin Mini, cuja bateria tem 38 kWh, pagaria R$ 127,36 para uma carga total, utilizando o aplicativo GVgo para o gerenciamento da fila na vaga aberta ao público geral.
Esse valor é inferior ao custo para abastecer um Renault Kwid utilizando o tanque de 38 litros de etanol, cuja média de preço por litro é R$ 4,17, totalizando R$ 158,46 por abastecimento. Em termos de autonomia, o Kwid percorre cerca de 410 km com etanol na estrada, enquanto o BYD Dolphin Mini alcança 280 km com uma carga completa.
Contexto da mobilidade elétrica no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), apenas 8% da frota nacional é composta por veículos eletrificados, dos quais 48% são híbridos plug-in, 36% totalmente elétricos e 16% híbridos convencionais sem recarga externa. Portanto, 84% desses veículos dependem de recarga em tomadas.
O Brasil conta com aproximadamente 15 mil pontos de recarga, sendo que apenas 16% disponibilizam corrente contínua para recargas rápidas. Em comparação internacional, o país ainda apresenta uma proporção menor de infraestrutura: há um carregador para cada 19 carros brasileiros, enquanto na China essa relação é de 1 para 9 e na União Europeia de 1 para 12.
Atualmente, existem 14.827 carregadores no país, sendo 12.397 lentos e 2.430 rápidos, segundo a ABVE. Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, avalia que o país está avançando na direção correta.
Ele destaca que mais de 85% da eletricidade gerada no Brasil provém de fontes renováveis e limpas, superando a média mundial, o que, aliado à evolução tecnológica, deve impulsionar a adoção dos veículos eletrificados no país.
Ao final do projeto, a rede da Porsche apresentará um aumento significativo na capilaridade e qualidade dos pontos de recarga, contribuindo para a expansão da mobilidade elétrica.



