Quem São Os 20 Reféns Israelenses Libertados Pelo Hamas

Quem São Os 20 Reféns Israelenses Libertados Pelo Hamas

Quem são os 20 reféns israelenses libertados pelo Hamas após dois anos de conflito

Na segunda-feira, 13 de outubro de 2025, o grupo Hamas soltou 20 reféns israelenses que estiveram presos na Faixa de Gaza por cerca de dois anos. Essas pessoas faziam parte dos 251 civis e militares sequestrados durante a invasão do sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas matou aproximadamente 1,2 mil pessoas e capturou esses reféns.

A liberação faz parte de um acordo de cessar-fogo negociado pelos Estados Unidos, que também envolve a libertação de quase 2 mil prisioneiros palestinos. O conflito causou a morte de mais de 67 mil palestinos na Faixa de Gaza, conforme dados do Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

Entre os libertados, há jovens que participavam do festival Nova, soldados capturados em combate e famílias inteiras sequestradas em comunidades próximas à fronteira. A seguir, conheça quem são os 20 reféns que foram libertados recentemente.

Matan Angrest, 22 anos

Soldado israelense capturado após seu tanque ter sido atingido perto de Nahal Oz, durante uma tentativa de impedir a infiltração do Hamas. Seus três colegas foram mortos no ataque.

Gali e Ziv Berman, 28 anos

Gêmeos com dupla nacionalidade israelense e alemã, sequestrados em seu kibutz, Kfar Aza, que foi incendiado pelo Hamas. Ambos atuam na indústria musical.

Elkana Bohbot, 36 anos

Produtor do festival Nova, foi capturado em estado ferido. Casado e pai de um menino, apareceu em vídeos divulgados pelo Hamas visivelmente debilitado.

Rom Braslavski, 21 anos

Nascido em Jerusalém e também cidadão alemão, atuava como segurança no festival Nova. Foi visto em vídeos do Hamas fragilizado e magro.

Nimrod Cohen, 21 anos

Soldado capturado após seu tanque ter sido destruído. Ficou conhecido por sempre carregar um cubo mágico, que sua família manteve durante o cativeiro.

David e Ariel Cunio, 35 e 28 anos

Irmãos com cidadania israelense e argentina, sequestrados em Nir Oz junto a oito familiares, alguns dos quais foram libertados em movimentações anteriores.

Evyatar David, 24 anos

Participante do festival Nova, foi capturado com seu amigo Guy Gilboa Dalal. Sonhava em viajar para a Tailândia.

Guy Gilboa Dalal, 24 anos

Técnico em informática e amigo de infância de Evyatar, foi visto em vídeos nos túneis de Gaza, abatido e magro.

Maxim Herkin, 37 anos

Israelense-russo e pai de uma menina, sequestrado no festival Nova. Vídeos mostraram ferimentos em sua cabeça e braço.

Eitan Horn, 39 anos

Educador com dupla nacionalidade israelense-argentina, foi capturado em Nir Oz com seu irmão Yair, que foi libertado em fevereiro. Trabalhou em movimentos juvenis.

Segev Kalfon, 27 anos

Trabalhava na padaria da família no deserto do Negev. Foi surpreendido por militantes enquanto tentava se esconder.

Bar Kuperstein, 23 anos

Enfermeiro militar que atuava de forma voluntária no festival Nova. Foi capturado após tentar socorrer feridos.

Omri Miran, 48 anos

Massagista com cidadania húngara e israelense, sequestrado em Nahal Oz. Apareceu em vídeos relatando as dificuldades do cativeiro.

Eitan Mor, 25 anos

Primogênito de oito filhos, atuava como segurança no festival Nova. Seu pai lidera um grupo de familiares de reféns chamado Fórum da Esperança.

Yosef Haim Ohana, 25 anos

Barman no festival de música Nova, apareceu em vídeos junto com Elkana Bohbot.

Alon Ohel, 24 anos

Pianista talentoso com cidadanias sérvia e alemã, foi sequestrado após retornar de uma viagem pela Ásia.

Avinatan Or, 32 anos

Engenheiro com dupla nacionalidade israelense-britânica, capturado juntamente com sua companheira Noa Argamani, que foi libertada em operação militar em 2024.

Matan Zangauker, 25 anos

Morador de Nir Oz e funcionário de uma fazenda de cultivo de cannabis medicinal. Sua mãe liderou campanhas em prol da libertação dos reféns.

Outros casos sobre os reféns

Israel acredita que 28 reféns foram mortos pelo Hamas no período do conflito. Duas pessoas permanecem com situação de cativeiro indefinida. Entre as vítimas confirmadas, há jovens, civis e idosos, como Amiram Cooper e Arie Zalmanowicz, ambos com 85 anos.

Fonte

Rolar para cima